Topic outline

  • Gabinete de Apoio à Comunidade Educativa/local

    Este gabinete conta, neste momento, com a colaboração do representante do ministério da educação na comissão de proteção de crianças e jovens de Mesão frio, de um psicólogo, bem como com a colaboração da assistente social da Autarquia e do Centro de Saúde.


    Pretende-se com este Gabinete manter uma equipa de trabalho multidisciplinar, centrada no meio escolar, que permita um acompanhamento de maior proximidade e eficácia junto de cada e qualquer membro da comunidade educativa/local.

    Esta equipa é uma plataforma de suporte e orientação especializada, que tem como missão principal fazer a gestão de situações, mais ou menos problemáticas, que impeçam o sucesso educativo, tanto na perspetiva do/a aluno/a, como do/ professor/a, dos/as auxiliares da ação educativa e dos/as encarregados/as de educação, sendo mais um contributo para que todos/as se sintam mais realizados/as e felizes num espaço e num tempo tão privilegiado como é o da escola.

    Desta forma pretende-se facilitar a vida escolar de toda a comunidade educativa,
    mediando situações de conflito, orientando na organização do trabalho escolar, informando e
    esclarecendo dúvidas acerca de todos os procedimentos escolares, prestando apoio psicológico e
    social, apoiando em situações relacionadas com a saúde, promovendo e defendendo os direitos das
    crianças e dos jovens.

    Este gabinete dá apoio aos professores que, durante as suas atividades letivas, têm necessidade de recorrer à medida disciplinar de “expulsão da sala de aula”, conforme consta no Estatuto do Aluno.

    No GACE será, ainda, prestado o serviço de acompanhamento tutorial, pelos professores destacados pelo diretor, de acordo com as necessidades dos/as alunos/as. Este acompanhamento tutorial define-se como uma medida de apoio educativo individualizado, de maior
    proximidade com os/as alunos/as, no sentido de facilitar a sua integração no meio escolar, visando a resolução de dificuldades de aprendizagem e de orientação escolares/educativas.

    • Mediação de conflitos

      Em caso de expulsão da sala de aula, o aluno é recebido e acompanhado pelos professores ou técnicos destacados no GACE, sendo iniciado um processo de acompanhamento disciplinar desse aluno, passando por algumas etapas:

      a) registo da ocorrência;
      b) confronto com a participação disciplinar efetuada pelo professor e entregue, por este, ao diretor de turma;
      c) definição de medidas de acompanhamento específicas para cada situação;
      d) aplicação das medidas, num determinado período de tempo;
      e) avaliação do processo de acompanhamento.