ENQUADRAMENTO

A mudança de paradigma, para uma educação digital em rede, tem sido difícil, porém, com a pandemia da COVID-19, esta transição tornou-se uma realidade. Todavia, esta transição para o digital exige uma política ativa de formação docente, de apropriação digital, para propiciar metodologias e práticas pedagógicas de qualidade, por meio de programas de formação com tecnologias digitais colaborativas.

É neste quadro de necessidade que a equipa E@D Tecnológica, constituída no âmbito do Plano de Ensino a Distância [E@D] do AEPAN que se criou este espaço de partilha entre professores.

O projeto Orçamento Participativo das Escolas (OPE), pretende dar voz aos estudantes e dar resposta às suas necessidades e interesses, promovendo o sentido de responsabilidade, bem como valores e práticas indispensáveis à vida democrática. Neste sentido, o Ministério da Educação apela a diretores, professores e trabalhadores não docentes para incentivarem a participação dos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário nesta nova medida.