Professor António da Natividade

António da Natividade Teixeira da Silva

1923-1996

Filho de António da Natividade Teixeira da Silva e de sua mulher Dª Graça Teixeira nasceu no dia 14 de Março de 1923 na freguesia de Arroios (Vila Real) cidade onde completou o 7.º ano dos liceus, posteriormente acedeu à antiga faculdade do magistério primário no Porto, onde concluiu o curso de professor Primário.

Concluído o magistério estagiou em Mesão Frio em 1946, ano em que conhece a sua futura esposa, D.ª Armanda de Oliveira com quem casou em 1947.

Como docente lecionou em Frende (concelho de Baião), Alvações do Corgo (concelho da Régua), Barqueiros e Mesão Frio sede do concelho.

Revelou-se a nível social, uma pessoa bastante ativa e dinâmica em prol do bem comum.

Integrou os órgãos sociais dos Bombeiros Voluntários de Mesão Frio tendo desempenhado a função de comandante durante 9 anos.

Foi atleta do Sport-Clube de Mesão Frio e mais tarde integrou também os seus órgãos sociais.

Integrou a direção da Caixa Agrícola durante 12 anos e foi presidente da Assembleia-geral da Adega Cooperativa de Mesão Frio desde 1984 a 1990.

O seu percurso político inicia - se em 1974 após a revolução de abril. Em Mesão Frio é criada uma comissão administrativa aquando da realização das 1.ª eleições livres e democráticas para o poder local, tendo sido para presidente da Câmara. Imediatamente o autarca começou a trabalhar desencadeando uma série de obras fundamentais e cruciais para toda a população e para o seu desenvolvimento.

Construiu o mercado Municipal, a variante de Mesão Frio, saneamento água e electricidade de todo o concelho, o edifício da Caixa Agrícola, Pavilhão Municipal, o Bairro da Madeira de Vila Jusã, o bairro Sá Carneiro, o Centro de Saúde, o quartel dos Bombeiros voluntários de Mesão Frio e o da GNR, a antiga escola Maria Angélica Passos Coelho e a nossa escola.

Este foi o legado do Professor António da Natividade e, como ele dizia “Para vós serei sempre o vosso Professor”.

Depois da sua morte, como forma de agradecimento, atribui-se o seu nome à nossa escola – Agrupamento de Escolas Professor António da Natividade -